Início » Aulas » Aula 01 – Esqueleto de um programa em C

Aula 01 – Esqueleto de um programa em C

Olá alunos

Sejam bem-vindos a mais esta ferramenta para auxílio do ensino de programação. Este é um momento singular, no qual a faculdade começa a se incluir nomundo virtual“, e se adapta a integração de sistemas virtuais com aulas presenciais.

O objetivo destas aulas, são fixar o conteúdo já visto em aula, funcionando como uma revisão de conteúdo, e portal de comunicação de dúvidas e sugestões entre o professor e os alunos.

O sistema está começando, e como todo começo, passamos por uma etapa de adaptação, portanto sugestões são bem-vindas. Tem alguma? Mande-nos um email! Mais informações sobre como entrar em contato na barra superior em “Contato”.
Na nossa primeira aula, iremos abordar o esqueleto de um programa em linguagem C.

[youtube https://youtu.be/GiCt0Cwcp-U]
32 Comentários

  1. Geovane Cavalcante Santos disse:

    Gostei muito do jeito de explicar , mas gostaria de ter todo este curso em meu arquivos,estudo na fatec e preciso muito de temas em minha biblioteca praa me auxiliar nos estudos,.

  2. Lucas Silva disse:

    Muito bom esse projeto. Meu irmão está fazendo estatística e vai ajudar muito ele na parte de programação.

  3. Tania disse:

    Ótimo, Professor!

  4. Alexandre disse:

    Simplesmente genial sua iniciativa, gostei muito do conteúdo e da apresentação e gostaria de fazer um pedido. Uma video aula dedicada a compiladores com as diferenças básicas de desenvolvimento linux, windows.

  5. Boa tarde!
    Professor, estou frequentando o curso de informatica para internet em ead, pelo IFRO, Instituto Federal de Rondonia, e utilizamos o notepad++, posso utiliza-lo para desenvolver os conteúdos dados nos videos ou qual programa você me indicaria.

  6. Alisson Oliveira disse:

    Boa tarde professor,
    primeiramente parabenizar pelas aulas, é de uma ajuda enorme para quem está na faculdade.
    gostaria de retirar uma dúvida, na faculdade o professor pede para começar com “void main()”, e na sua vídeo aula e nos livros começa com “int main ()”, qual a diferença?

  7. Manoel disse:

    Por ser a primeira aula sua que vejo gostei bastante do modo de explica que vc tem porem so o áudio esta meio ruim de se entender mais valeu muito boa aula.

  8. philipe disse:

    Suas aulas são excelentes…poderia fazer um vídeo sobre como validar dados de entrada? tipo o programa pede para o usuário digitar um numero e ele digita uma letra como fazer para evitar esse tipo de erro.

    Desde já agradeço muito pela sua atenção e dedicação.

  9. miguel souza disse:

    Eu não entendi na hora que vc falou a “plataforma” que vc usa,pode falar o nome?

  10. Giovanni disse:

    me diga como zukemberg conseguiu fazer sua propia linguagem de programação ? , seria possivel um brasileiro como a gente criar uma nossa em nosso idioma ?

  11. Roberto disse:

    Eu gostaria de saber, se você me permite colocar todos esse conteúdos em um aplicativo online simples, pra mim estudar, eu vou colocar a fonte do seu site, divulgar seu site.É apenas uma pergunta, se permitir obg, tenho muito interesse em aprender linguagem C.

  12. Novato, mas com muita vontade de aprender esta linguagem. Caro André, como se chama este simbolo # ? Numa parte do video aparece o comando \n, antes de Hello word e quando o video muda esta depois de Hello word, dá na mesma ? Neste 1º exemplo, tem algum problema pular uma linha para cada comando ? Depois desta dúvida – Lição 2. Um abraço.

    • progrc disse:

      – o \n serve para mudar de linha no texto
      – Sim, vc pode pular de linha para cada comando
      – sobre o #: http://pt.wikipedia.org/wiki/Cerquilha

      • André, baixei o Code::Blocks versão 12.11, só que não encontrei este compilador que voce sugeriu, o MinGW. Mas nesta versão existe estes 3 e outros, então como principiante, qual devo usar ? GNU GCC compiler; Microsoft Visual C++ Free Toolkit 2003; Borland C++ Compiler 5.5. Alias em alguma das suas lições voce esta ensinando como fazer uso deste Code Blocks ? Ou, se virá pô ! É que eu não sei nem por onde começar a configuração deste software para começar a praticar as suas lições.

      • progrc disse:

        Tente usar o GNU GCC Compiler
        Uma dica: quando for baixar (no caso do Windows: http://www.codeblocks.org/downloads/26#windows ) sempre pegue a versão com o MINGW:
        codeblocks-13.12-setup.exe
        codeblocks-13.12mingw-setup.exe -> Está Aqui!!
        codeblocks-13.12mingw-setup-TDM-GCC-481.exe

  13. João Vitor Batista disse:

    Gostei muito da aula , estou começando agora , e já tenho uma visão do que eu posso estudar .

  14. felipe disse:

    ola estou começando a estar java, ainda nao encontrei grandes dificuldades, gostaria de saber sobre a dificuldade da linguagem c .Mto obrigado e parabens pela iniciativa

  15. henrique oliveira disse:

    qual a linguagem utilizada para criação de jogos online ????

  16. sheila disse:

    Faço curso na fatec..estamos estudando c …adorei a video aula e ja passei o site n grupo da facu..valeu

  17. Muito bom ! creio que agora vou sim não só entender como também aprender esse negocio. GANHOU MINHA ATENÇÃO. PARABÉNS PELO MÉTODO DE ENSINO

  18. Rafael Ferreira disse:

    Muito boa a Iniciativa! Otimo material… comecei a ver por causa de alocação dinâmica e senti que valeria muito a pena assistir todas as aulas… excelente material !

  19. Kel Moura disse:

    Muito boa suas aulas! Estou começando por conta própria em programação, no inicio foi mais por curiosidade, mas agora estou gostando e pretendo fazer um curso. Escolhi a linguagem C como a primeira pra começar a estudar.

    DUVIDA!!!
    Pra fazer um programa desse que tem uma janelinha bonitinha, um bom design e tal, é possível usando apenas o C ou precisa de outro tipo de linguagem pra fazer isso???

  20. cleilton santos disse:

    bom dia!
    professor as aulas do sr são da hora mais ficaria muito melhor se o audio da gravação melhorassem!

  21. Rhoney disse:

    meu primeiro projeto rodouuuuuu.. obg pelas dicas !!

Deixe um comentário

