Início » Livros

Livros

LINGUAGEM C: COMPLETA E DESCOMPLICADA

Linguagem C

Criada em 1972 nos laboratórios Bell por Dennis Ritchie, a linguagem C se tornou uma das mais bem sucedidas linguagens de alto nível já criadas, sendo considerada até hoje, na maioria dos cursos de computação do país, como a linguagem básica para o aprendizado da disciplina. Com um teor de abstração relativamente elevado, ela está mais próxima da linguagem humana do que do código de máquina. Por isso, é considerada por muitos uma linguagem de difícil aprendizado.

Com o objetivo de simplificar o ensino da disciplina, André Backes apresenta neste livro uma nova abordagem que descomplica os conceitos da linguagem por meio de diversos recursos didáticos e ilustrativos, incluindo lembretes e avisos que ressaltem os seus pontos-chave, além de exemplos simples e claros sobre como utilizá-la.

Este livro traz um programa de um curso completo de linguagem C, tratando com simplicidade dos assuntos mais complicados até os mais básicos.

Livro-texto para estudantes de graduação e pós-graduação em Computação, também pode ser utilizado por profissionais que trabalham com programação e profissionais de áreas não computacionais (biólogos, engenheiros, entre outros) que precisam utilizar o programa em alguma tarefa.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DO LIVRO

ESTRUTURA DE DADOS DESCOMPLICADA – EM LINGUAGEM C

Estrutura de Dados

Juntamente com os algoritmos, as estruturas de dados são temas de extrema importância na Ciência da Computação. Uma estrutura de dados é uma forma eficiente de armazenar e organizar os dados dentro do computador para que nossos algoritmos tirem o melhor proveito deles. Diferentes tipos de estruturas são adequados para diferentes tipos de aplicações, sendo algumas altamente especializadas para tarefas específicas. Por isso, é considerada por muitos um tópico de difícil aprendizado, seja pela dificuldade de compreender certos conceitos (como os ponteiros), seja pela falta de clareza com que a estrutura de dados é descrita. Com o objetivo de simplificar o ensino da disciplina, André Backes apresenta neste livro uma nova abordagem que descomplica os conceitos de estrutura de dados por meio de diversos recursos didáticos e ilustrativos, incluindo lembretes e avisos que ressaltem os seus pontos-chave, além de suas implementações em linguagem C. Este livro traz o programa de um curso completo de estrutura de dados, tratando com simplicidade as estruturas mais complicadas até as mais básicas. Livro-texto para estudantes de graduação e pós-graduação em Computação, também pode ser utilizado por profissionais que trabalham com programação e profissionais de áreas não computacionais (biológos, engenheiros, entre outros) que precisam utilizar estruturas de dados na programação de suas tarefas.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DO LIVRO

INTRODUÇÃO À VISÃO COMPUTACIONAL USANDO MATLAB

MATLAB

A visão computacional está presente no dia a dia das pessoas em tarefas que nos passam despercebidas, como, por exemplo, a função de detecção de rosto em uma câmera digital. Porém, muitos profissionais usam as técnicas dessa área de conhecimento em tarefas mais complexas, como a análise automática de amostras em um laboratório, a detecção de defeitos em peças em uma linha de montagem e a classificação automática de frutas. Apesar disso, poucos são os profissionais que desenvolvem essas aplicações devido ao enorme volume teórico por trás da maioria das técnicas de processamento de imagens e de reconhecimento de padrões. Nesse sentido, pre- tende-se uma nova abordagem que tenha como foco a utilização da ferramenta MATLAB® para o aprendizado dessas técnicas, livrando assim o profissional da excessiva carga teórica e permitindo a aplicação imediata dos recursos do software para o desenvolvimento de sistemas.

Este livro apresenta as técnicas de visão computacional com uma abordagem mais prática e menos teórica, utilizando exemplos simples e um software (MATLAB®) com funções já prontas. Os tópicos abordados foram criteriosamente escolhidos com base tanto na formação acadêmica (mestrado e doutorado) quanto na pesquisa atual dos autores, ambas dedicadas à área de visão computacional. Desse modo, este trabalho almeja servir como um guia prático para uma ampla faixa de leitores, contemplando desde o leitor autodidata que pretende dar os seus primeiros passos na área, até o estudante mais experiente que precise aplicar rapidamente alguma técnica ao seu problema.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O LINK DO LIVRO

%d blogueiros gostam disto: